Dicas de Viagem: Penedo - RJ

Penedo é um lugar lindo que não me canso de visitar. Na época de Natal, então, se torna mais especial, pois lá fica a residência de verão do Papai Noel! É isso mesmo! A verdadeira casa do Papai Noel fica na Finlândia, no Círculo Polar Ártico, na cidade de Rovaniemi, mas a casa oficial do Papai Noel no Hemisfério Sul fica em Penedo, onde está a única Colônia Finlandesa do Brasil. 

Típica cidade turística, Penedo é privilegiada pela paisagem natural, com cachoeiras, picos e muitas trilhas. Você pode fazer cavalgadas (tem haras que promovem passeios), andar de quadriciclo ou tomar banho nas cachoeiras.

A gastronomia em Penedo é um assunto à parte. Tem de tudo - churrascarias, massas, fondue, comida japonesa -, mas a especialidade são as trutas! Tem até um restaurante do tipo pesque-e-pague. Você encontra opções do self service mais simples à culinária mais elaborada. E na sobremesa, sorvetes maravilhosos e muito chocolate! Tem diversas fábricas de chocolates e gelaterias. É só escolher.


Mas o encanto de Penedo está na Pequena Finlândia, um pequeno centro comercial a céu aberto, com diversas lojas e restaurantes, tudo com a arquitetura típica finlandesa. E o mais importante: é lá que se encontra a Casa do Papai Noel.

A casa do Papai Noel


A Casa do Papai Noel fica no centro da Pequena Finlândia. Em frente, tem uma arena onde acontecem apresentações culturais. Ao lado, tem uma lojinha de souvenirs, onde você adquire o ingresso para entrar na Casa.

Você entra na Casa do Papai Noel em pequenos grupos e pode admirar a sua decoração típica enquanto aguarda seu encontro com o bom velhinho. Chama a atenção uma grande estante de madeira, cheia de cartas e também chupetas e mamadeiras, que muitas crianças as entregam para o Papai Noel em troca de presente no Natal. 


No cômodo principal, você encontra o Papai Noel, sorridente, na sua cadeira, esperando de braços abertos. A visita dura o tempo suficiente para o bom velhinho conversar com a criança, perguntar se ela se comportou bem durante o ano, como foi na escola...

Na primeira vez que estivemos lá, nossos filhos ainda não tinham nem dois anos. Na segunda, já com três, eles entregarem as suas cartinhas. Na época, eles somente sabiam escrever seus nomes e desenharam o que gostariam de ganhar. O Papai Noel foi super atencioso com eles e pediu para explicarem o significado dos desenhos!


Na seguinte, eles já entregaram uma cartinha completa. E nos surpreenderam quando escreveram que queriam um presente surpresa, qualquer coisa que o Papai Noel escolhesse.


Mesmo já estando maiores, eles saíram de lá extasiados ! É mágico! Vale a pena ir a Penedo para viver esse momento! 

Nossa primeira visita com os filhotes

Onde ficamos

Falando agora em pousadas, não faltam opções. Pousadas maiores, com ampla estrutura de lazer, ou pousadas menores, basicamente para passar a noite. Depende do perfil do visitante.

Como viajamos com crianças, procuramos sempre pousadas com bastante espaço para as crianças brincarem. Em geral, ficamos na Pousada Suarez. (Já ficamos lá 4 vezes).

Diferentemente de alguns hotéis e pousadas, em que as fotos no site maravilhosas e quando você chega ao local tem vontade de sair correndo, na Pousada Suarez é o inverso. O site da pousada não é grande coisa, mas a pousada surpreende. Você tem a opção de ficar em apartamentos ou chalés, distribuídos por toda a área. Alguns chalés tem 2 quartos e uma minikitchen, com pia, frigobar e microondas. Bom pra famílias com bebês, pois resolve bem as mamadeiras e papinhas.



No centro da pousada, tem um lago, onde as crianças podem alimentar os patos ou andar de pedalinho. Tem várias piscinas descobertas e também uma piscina aquecida, além de brinquedoteca e salas de jogos para as crianças. Para os maiores, tem passeios de quadriciclo que partem do hotel.


Nessa época, rolam sempre peças infantis na pousada. Ano passado, assistimos a peça “O Natal do Bob Esponja”. Meus filhos adoraram. Achei bem legalzinha, não era uma representação tosca dos personagens e o enredo foi muito bom. Me emocionou. Mas nessa época de Natal, eu choro até em inauguração de padaria! rsss

A pousada também promove a chegada do Papai Noel. No ano passado, passei um aperto, porque não fui informada que o Papai Noel poderia entregar presentes para as crianças. Na hora H, ele começou a chamar as crianças para entregar os presentes. Meus filhos já estavam com os olhinhos brilhando, eu corri na recepção, fiz uma reclamação sobre a frustração que essa ação traria e eles me deram como solução a entrega do boneco de pelúcia que é o mascote do hotel, o Touro Suarez. Embrulharam e colocaram na sacola do Papai Noel. Ufa! As crianças foram chamadas e receberam seus presentes. É claro que eles olharam outras crianças recebendo brinquedos eletrônicos, bonecas e carrinhos e não tinha como não comparar, né ? Tive que dizer que como havíamos entregue as cartas no dia anterior (na Casa do Papai Noel), os presentes ainda não estavam prontos para entregar, por isso ele trouxe uma recordação. Chato... 

Esse ano, a pousada está divulgando que as crianças poderão entregar suas cartinhas para o Papai Noel. Acho que mudaram a proposta. Muito melhor!

Visite Penedo! A cidade é linda o ano todo! 

Bj bj!

Um comentário:

  1. Olá. Estive em penedo a passeio por algumas horas apenas. Pois estava hospedada no parque nacional de Itatiaia. Amei a cidade. Faço excursões normalmente bate e volta .Mas pensei de levar uma turma grande para passar um fim de semana. Uns 3 dias. Sou do interior de SP. Tem bastante coisa a se fazer que interessaria uma turma para excursão? Essa pousada que vc mencionou seria ideal para uma turma grande?
    Desculpe pelas perguntas. Mas pelo que vi vc já foi várias vezes... se puder me ajudar ficarei muito agradecida.
    Meu nome é Sandra
    Obrigada!

    ResponderExcluir

Esse espaço é seu... Deixe seu comentário e vamos conversar!